A Proposta

Com base em um estudo completo antropológico do homem, a escola apóia sua estratégia na pedagogia Waldorf, com um profundo respeito aos estágios de desenvolvimento da criança.

Em um jardim de infância Waldorf permite-se que a criança se desenvolva física, anímica e espiritualmente, através da vivencia de um mundo acolhedor, bom e alegre.

O Jardim Vir a Ser, chega para contribuir na educação da tão importante primeira infância, “o primeiro setênio”.

Acreditamos que a criança absorve inconscientemente tudo que existe ao seu redor, sob o aspecto físico, o clima emotivo, o caráter e os sentimentos. Estas influências exercem efeitos profundos sobre a organização física e psíquica da criança. Sendo então pelo exemplo e pelo ambiente que se educa uma criança.

O grupo do jardim de infância deve reproduzir um ambiente familiar, onde existem irmãos e irmãs menores e maiores, crianças da vizinhança e onde se possa conviver com a natureza e afazeres da casa (regar plantas, guardar brinquedos, preparar mesa para o lanche...).

O dia é dividido em períodos (RITMOS de contração e expansão) de atividade comum e de atividades em que cada criança brinca por si. Brincadeiras com bonecos de pano, sementes e tocos, brincadeiras ao ar livre, teatro de fantoche, trabalhos manuais, rodas rítmicas.

Estimulam-se os movimentos e impulsos da própria criança, não colocando conceitos prontos e deixando-as livre do condicionamento do mundo atual (TV, slogans).  A criança deve aprender a tirar conclusões.

O uso de materiais naturais como madeira, sementes e fibras naturais implica em confiança. O material deve ser o que parece ser e ter vida.

Enfim, de todo este aconchego e solidez se busca construir nos pequeninos confiança e segurança para toda sua vida.

 

Menu Lateral

.:: Horários ::.

Período da Manhã
segunda – sexta 7:30 – 12:00

Período da Tarde
segunda – sexta 13:00 – 17:30

Período da Integral
segunda – sexta 7:30 – 17:30

.:: Calendário ::.

Faça o download do calendário de 2017!