Época de São João.

“...importa que Ele cresça e eu diminua.” (Jo 3, 30)

Época de São João.

“...importa que Ele cresça e eu diminua.” (Jo 3, 30)

A época de São João chega com os dias mais longos e o friozinho do inverno quando queremos estar mais cedo em casa, aquecermo-nos com o calor da lareira e estarmos próximos dos nossos entes queridos, período em que o nosso Eu fica mais resguardado, uma busca para dentro de nós mesmos.

Em todos os lugares há comidas típicas; doces, bebidas, danças e fogueira, porém – sendo uma festa cristã – o verdadeiro sentido não está nas variadas festividades. A tradicional fogueira traz o calor das chamas e o brilho das labaredas iluminando o céu, sinaliza o local da chegada do Rei menino. É um tempo especial de preparo.

Nesse período a natureza também se recolhe e guarda suas forças para desabrochar, florescer e colorir novamente na primavera. No inverno, todas as sementes esperam na terra a luz solar, para brotarem com força depois deste recolhimento.

As festas de São João referem-se a João Batista, que veio ao mundo em 24 de junho para preparar o coração dos homens para o advento do Cristo. Recolhido no deserto, Batista preparou-se para anunciar a chegada de Jesus e foi ele também quem o batizou.

Seguindo o mesmo exemplo, convidamos para que se aconcheguem com suas famílias e preparem seus corações durante essa época para que ele possa florir forte na primavera.

Ame e mantenha a luz da vida acessa...

Silvia dos Santos.

Auxiliar Maternal Manhã.