Época de Primavera.

“...importa que Ele cresça e eu diminua.” (Jo 3, 30)

Época de Primavera.

“ Entrei num jardim com flores Não sei qual escolherei Escolho a mais formosa Com ela eu dançarei...”

A Primavera é uma das estações mais esperadas do ano pois a temperatura aos poucos vai subindo e já logo surge uma vontade e necessidade de tirar aquela roupa mais fresca e alegre que estava guardada no fundo da gaveta, dando lugar para as roupas mais pesadas e quentes. Passado o inverno, época de interiorização, os dias vão ficando mais longos e mais brilhantes, ouve-se mais o canto dos pássaros, nos deixando mais felizes, criativos e otimistas. Essa é a energia da Primavera!

Quando as crianças vivenciam as mudanças das estações, elas também vivenciam o ritmo da natureza. A vida é regida por ritmos, assim como os animais e o organismo humano (pela respiração, pulsação cardíaca, etc) e quando perdemos esse ritmo, sentimos seus efeitos negativos. O ritmo dá às crianças segurança e as torna mais saudáveis.

A Época da Primavera nas Escolas Waldorf adentra no ritmo do dia-a-dia das crianças seja pelas músicas e pelas histórias especiais que falam da natureza. As crianças e as famílias participam de uma linda festa em que se encontram para celebrar esta época.

A Primavera pode ser vivenciada em casa também, pela família. Pode-se criar uma mesa de primavera (decorando um cantinho com elementos da natureza), enfeitar a casa com flores, borboletas ou passarinhos de papel e tecidos, plantar uma muda no jardim ou em um vaso e aproveitar o clima favorável para fazer atividades e brincar ao ar livre.

Mercia Begas.

Auxiliar Maternal Tarde.