A Pedagogia Waldorf e Educacao Terapeutica.

A Pedagogia Waldorf proporciona o desenvolvimento integral do ser humano em suas esferas físicas, emocionais/anímicas e sociais. A Educação Terapêutica oferece recursos diferenciados para lidar com dificuldades que talvez se apresentem no desenvolvimento regular da criança.

A Pedagogia Waldorf e Educacao Terapeutica.

A Pedagogia Waldorf, iniciada por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, proporciona o desenvolvimento integral do ser humano em suas esferas físicas, emocionais/anímicas e sociais. Através da valorização da delicada natureza infantil, da preservação dos ritmos e processos que permeiam qualquer individuo vivo e do uso de recursos terapêuticos, promove a salutogênese da criança, e ainda, uma integração social aberta e consciente entre o ambiente familiar e a comunidade escolar.

A Educação Terapêutica, também conhecida como Pedagogia Curativa, nos oferece recursos diferenciados dentro da Pedagogia Waldorf para lidar com dificuldades que talvez se apresentem no desenvolvimento regular da criança, sejam elas físico - motoras, sociais - emocionais e/ou cognitivas. A partir da observação da criança como um fenômeno a ser contemplado e compreendido, o educador utiliza recursos terapêuticos e pedagógicos para equilibrar tais dificuldades e alicerçar os sentidos vitais básicos que sustentarão o desenvolvimento e o caminho pessoal de cada criança.