O Jardim Vir a Ser é uma extensão da sua família.

Preparamos nosso Jardim como um desdobramento dos lares dos próprios pais para que a criança possa vincular-se calorosamente ao ambiente e assim desenvolver harmonicamente suas capacidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais.

O Jardim Vir A Ser.

O Jardim Vir A Ser

O Jardim de Infância Waldorf Vir A Ser promove uma integração aberta e consciente entre os pais e a comunidade escolar, tornando única a experiência de entregar as crianças à um ambiente no qual irão desenvolver sua individualidade com respeito, cuidado e amor. Tais potencialidades postas em prática, germinarão no cultivo do vínculo e zelo com o próximo.

Porque escolher a Pedagogia Waldorf?

A Pedagogia Waldorf promove a sensibilização do olhar dos professores para que eles respeitem o modo e o tempo de desenvolvimento de cada criança e criem ritmos, hábitos e atividades bem definidos para fortalecer a vitalidade dos indivíduos assim como, do organismo social do grupo. Envolvidos em vivências e memórias calorosas e verdadeiras, as crianças experienciam a bondade e a leveza do mundo e poderão enquanto adultos, entregar-se com confiança e amor à serviço do mundo!

Caminho do desenvolvimento infantil

A Antroposofia, filosofia que ancora a Pedagogia Waldorf, dissemina através de seus conhecimentos antropológicos e científicos que o desenvolvimento infantil ocorre a partir da integração de três importantes instâncias que compõe a alma humana: o pensar, o sentir e o querer.

Pensar.

As capacidades cognitivas da criança estão inicialmente mais adormecidas e por este motivo a criança aprende fazendo, seja por imitação ou acompanhando a tarefa de algum adulto. O reconhecimento de sua individualidade e do mundo permitem que a criança estruture novas habilidades cognitivas que preenchem a linguagem infantil com imagens e fantasias. Posteriormente, a linguagem torna-se mais elaborada e a criança adquire capacidade de discernimento e auto-consciência. Leia mais.

Sentir.

É necessário que o ambiente seja acolhedor, sereno, belo e permeado por verdade para que a criança consiga integrar sua corporalidade à sua vontade de conhecer o mundo. Tais qualidades oníricas atuarão diretamente no âmbito do sentir e permitirão que a criança reconheça que o mundo é bom e merece ser explorado! Leia mais.

Querer.

O corpo físico infantil ainda está se constituindo e portanto é necessário que deixemos a criança exercitar seus movimentos e sua volição(querer) em liberdade. É imprescindível que a criança exerça movimentos com autonomia para poder exercitar sua vontade em se apropriar do mundo. Leia mais.

Alimentacao.

Horta Jardim Vir A Ser

Os primeiros anos de vida são a base da constituição física infantil e para tal é extremamente importante que a criança adquira hábitos saudáveis com alimentos que fortaleçam sua vitalidade. A alimentação em nosso Jardim é natural e os ingredientes são trazidos pelos pais de cada criança por semana. Pedimos itens preferencialmente orgânicos e integrais e utilizamos os cereais propostos por Steiner para cada dia da semana. O cardápio varia conforme as estações do ano, seguindo as frutas, legumes e verduras de cada época. As professoras preparam diariamente o lanche na presença das crianças e as refeições são os momentos nos quais os pequenos veneram os alimentos ofertados pela terra e pelo sol, aprendem as dinâmicas sociais da nossa cultura e ainda desenvolvem a habilidade de experimentar novidades. As crianças que ficam em período integral almoçam em seus próprios Castelos, porém, as refeições que consomem são trazidas de casa para que possam sentir o sabor, cheiro e calor de suas famílias.

Musica e Atividades Artisticas.

“A educação Waldorf não é um sistema pedagógico, mas uma arte - a arte de despertar o que realmente existe dentro do ser humano ” Rudolf Steiner

A coordenacao.

Dayana Dias

Como primeira formação tenho o Curso de Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Campinas(2004), mas como minha mãe era Professora da rede Municipal de Ensino, por valorizar sua profissão e conviver com uma profissional deste universo educacional descobri uma paixão por crianças e educação infantil. Depois de trabalhar alguns anos na área de Publicidade, decidi buscar o que realmente preenchia meu coração e me transbordava de felicidade e por isso ingressei na UNIGRAN (Centro Universitário de Grande Dourados) para minha formação em Pedagogia. Quando estava prestes a me formar tive o encontro da minha vida e fui chamada para fazer parte do corpo pedagógico de um Jardim Waldorf em Campinas, onde me encantei profundamente com as possibilidades que a Pedagogia Waldorf traz ao desenvolvimento humano e sua importância fundamental nos primeiros 7 anos de vida de nossas crianças. Por isso, me formei também em Pedagogia Curativa que habilita o profissional para um olhar mais amplo em relação ao ser humano, inclusivo e terapêutico. Para dar continuidade a esta jornada também me formei no Seminário de Pedagogia Waldorf que forma professores para atuarem em todo o currículo Waldorf, desde o Jardim de Infância até o Ensino Fundamental. Em 2012 juntamente com uma amiga inauguramos o Jardim Vir a Ser, onde atuei como jardineira por alguns anos, até a chegada de meus filhos. Hoje cuido da coordenação pedagógica do Jardim Vir a Ser e também de sua administração.

Juliana Vitali

Formada em Ciências Biológicas pela Unicamp(turma de 2010), descobri no terceiro ano desta graduação, minha propensão pela área da Educação e minha paixão por crianças bem pequenas. Neste momento, conheci a Pedagogia Waldorf através de uma das fundadoras do movimento em Campinas e tive a felicidade de ser acolhida como auxiliar de Berçário num Jardim de Infância Waldorf em Barão Geraldo. Em seguida, iniciei minha formação no Seminário de Pedagogia Waldorf do Sítio das Fontes (turma JAG XIV), e pude assumir o Berçário em que trabalhava como professora. Conheci o Jardim Vir a Ser através de um estágio no final da graduação em Biologia, e em pouco tempo tive o grande interesse de participar do corpo docente. Pra minha alegria, em 2016 fui convidada a assumir o Maternal como professora e tive o prazer de conduzí-lo por 1 ano e meio. Em meio a este tempo, iniciei minha graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul e a concluí juntamente com o Seminário Waldorf. Também tive a grande oportunidade de assumir em 2018 a Secretaria e o Administrativo do Jardim Vir a Ser, e após muito trabalho e parceria com a Dayane, conseguimos materializar como sócias o Berçário Vir a Ser, do qual serei professora e administradora com muito orgulho e amor!