Atividades Artísticas.

As atividades artísticas permitem a criança expressar exteriormente tudo aquilo que vive em seu interior. Através dos desenhos e aquarelas o professor Waldorf pode compreender a natureza sensível de seus alunos. Os trabalhos manuais e a euritimia são ferramentas que auxiliam a criança a desenvolver sua coordenação motora, e por isso, podem ser utilizados como formas de analisar a prontidão escolar.

Trabalhos manuais

Trabalhos manuais

Os trabalhos manuais – tricô de dedo e costura com agulha grossa - são atividades realizadas com as crianças a partir de 5 anos no intuito de exercitar e aprimorar a coordenação motora fina, tão importante para a aquisição das habilidades de leitura e escrita. Ao brincar, a criança pequena expressa seus movimentos e desenvolve a coordenação motoro grossa que é imprescindível para o amadurecimento neurológico. Assim, trabalhamos a coordenação motora fina com as crianças maiores no sentido de proporcionar uma prontidão escolar para a fase subjacente do processo de aprendizagem.

Euritimia

Trabalhos manuais

A Euritimia é um arte corporal que atua de forma salutar e harmonizadora, trazendo vitalidade e apoiando o desenvolvimento da criança. As aulas são semanais, para uma faixa etária específica, e os movimentos são feitos com alegria e leveza através de estórias e músicas.

Música

Trabalhos manuais

A música é vivenciada através de canções, cirandas e do Kântele (instrumento típico dos Jardim de Infância Waldorf). Ao longo do período, os professores utilizam a música para conduzir as crianças à determinadas situações e com isso criam momentos para ouvir, silenciar, falar e cantar, e também para celebrar as festas e as estações do ano através das rodas rítmicas. O Kântele, com sua sonoridade e escala especial - a pentatônica - cria uma atmosfera onírica que não afeta e denigre a corporalidade física infantil. Esse ambiente sonoro alimenta a alma da criança pequena, de tal forma que é capaz de harmonizar seus processos físicos, emocionais e sociais.